quinta-feira, 23 de março de 2017

Visitas a um Recém Nascido - O que deve e Não fazer?


No pós parto é comum as recém mamãs terem as suas necessidades despriorizadas, isto é, colocam as prioridades do bebé à frente do seu próprio bem estar emocional e físico. Mas também esta mãe precisa de ajuda..sente-se cansada, stressada e sem tempo para nada.

Uma simples visita, por vezes pode ser um sacrifício e gerar bastante stress, isto porque a recém mamã não quer receber as pessoas com a casa desarrumada ou porque se preocupa em ter algum lanche para oferecer.
São raras as pessoas que compreendem a necessidade de deixar os pais e o bebé gozarem a sua relação a 3 nos primeiros tempos, de forma a se conectarem com o bebé.

Já alguma vez reflectiu sobre isto? Você continua a fazer a sua vida normalmente: come, dorme 8 horas diárias, tem tempo para um banho. Alguma vez se perguntou se estes pais igualmente têm este tempo?

A partir do momento em que o bebé nasce as atenções voltam-se todas para este..colocando de parte os pais e as mães. 
Já reflectiu quantas vezes realmente pergunta à recém mamã “ tu estás bem”? ou “ De que forma eu posso ajudar aqui em casa?”.

Da próxima vez que for visitar um recém nascido e se tiver intimidade com a mãe, pergunte "O que é que precisas?" e mesmo se a resposta for “nada” ,fica sempre bem levar algo de oferta para bebé e mãe. Valorize esta mãe e o esforço e sacrifício que esta faz ao tentar gerir lida da casa e vida familiar.

Para além destas pequenas dicas, acrescento ainda que deve telefonar antes de ir visitar o bebé, procure perceber qual o melhor horário (de forma a não interferir com a rotina familiar).

Evite igualmente beijar o bebé ou pegar na mãozinha deste, muitas mães ficam incomodadas e acabam por “vergonha” e por não querer ferir susceptibilidades não o dizerem em voz alta.

Lembre-se acabou de chegar da rua, o ideal é lavar as mãos antes de pegar no bebé e lembre-se que este ser tão pequenino ainda não têm as vacinas todas, logo está mais frágil a vírus e bactérias.

E por fim, não estenda a sua visita por horas, saiba qual a melhor hora de sair e deixar pai, mão e bebé descansar.

Se tiver em conta estas indicações estará a contribuir para o bem estar emocional dessa família.




Sem comentários:

Enviar um comentário