A auto sabotagem é um mecanismo comum, que opera de modo inconsciente acabando por fazer com que você próprio se auto boicote.
Quantas vezes não deu por si a não conseguir cumprir objectivos que predefiniu? Quantos de nós não contribuímos inconscientemente para que tudo à nossa volta dê errado?
Já parou para reflectir nisto? Contudo nem sempre é claro..pois nem sempre a pessoa que se auto boicota dá conta de que o faz, contudo acaba por ter um padrão de comportamentos repetitivos que acabam por ser negativos, mas que acabam por ser automáticos perante determinado estímulo.
E quando você acaba por aceitar o “mínimo aceitável” não sabe atuar de outra forma, mesmo que este tipo de comportamento traga angústia, tristeza e frustração. A verdade é que se “acostuma” a viver assim infeliz mas também nada faz para mudar de atitude.
Comece a olhar para si “de fora” e comece por analisar cada problema, cada dificuldade e a sua resposta perante cada um deles.
Não adianta ficar angustiado ou reclamar que a vida é injusta e que não consegue (não é capaz) entre tantas outras frases que inconscientemente vai acabar por pensar e “arranjar” para manter este padrão de auto-boicote.
Está na hora de mudar e fazer algo por si, pense na resposta às seguintes perguntas:
O que eu ganho ao manter este padrão na minha vida?
O que irei perder a manter este padrão?
É realmente seguro para mim dar este passo agora?
Não tendo uma postura de vitimização, como me irei sentir? Irei parar de ter atenção de terceiros?
Arrisque, acredite em si e que é capaz!
Porque não delinear um plano de acção para se sentir mais seguro em dar este passo na sua vida? Quer seja a nível de trabalho, quer a nível pessoal.
Vá em frente e não deixe que pensamentos limitadores tais como “ Eu não consigo fazer isto porque.” Ou “ Não devo/mereço ter isto porque” o impeçam de atingir os seus objectivos.
Imagem retirada da Internet, créditos ao seu autor.
Sem comentários:
Enviar um comentário