Como sabem enquanto psicóloga gosto de trabalhar o desenvolvimento sócio emocional infantil, promovendo a autonomia, auto confiança, auto controlo e auto consciência.
Recentemente e no âmbito do Programa ABC das Emoções (que vai às escolas, creches, jardins de infância) desafiei as educadoras para que em conjunto criássemos um cantinho da calma, de forma a proporcionar um espaço para as crianças relaxarem e exprimirem de forma segura aquilo que sentem.
Em Disciplina Positiva utiliza se este cantinho da calma invés do
cantinho do pensamento (que infelizmente ainda é usual na maioria das
creches e jardins de infância). Para quem não sabe no cantinho do
pensamento o adulto pede à criança para ir pensar no que fez num canto
separado do resto da sala.
Agora imaginemos uma criança de 2
anos que ainda tem dificuldades em lidar com as suas emoções e
frustrações.
Será que esta criança terá alguma capacidade de lidar com
pensamentos altamente abstratos, como os que o adulto exigiu dela no
“cantinho do pensamento”? É não estaremos também a pensar uma mensagem
negativa.. Sobre o que é pensar?Pensar é bom é magnífico..
E é
aqui que o Cantinho do pensamento é uma estratégia eficaz é construído
em conjunto com a criança, aqui os meninos elaboraram os potes da calma e
viram e aplicaram outras técnicas de relaxamento que podem aplicar posteriormente uns aos outros( trabalhando a empatia).
Deixo-vos este esquema elucidativo das diferenças entre um e o outro:
Agora convido todos os pais, educadores de infância, auxiliares e professores a criarem em casa ou na vossa sala de aula um cantinho da Calma (como podem ver no artigo anterior).
Para isso disponibilizo, alguns dos cartões criados por mim em conjunto com a Designer Margarida Costa. Carreguem na imagem para efectuar Download
Para mais informações: psicologareginaborges@gmail.com
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