segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

ABC das Emoções - Colégio Pinheirinho


No âmbito do Programa ABC das emoções, a psicóloga Regina Borges trabalha o desenvolvimento socio-emocional infantil promovendo a autonomia, autoconfiança, auto controlo e autoconsciência através de atividades lúdico pedagógicas. O programa é desenvolvido em contexto de sala de aula baseando-se no principio que as competências emocionais podem e devem ser ensinadas e aprendidas na escola como outras competências escolares.


Como promover então competências sociais e emocionais? 
Desde cedo e de forma progressiva, proporcionando ambientes seguros e atentos, onde se valorize o bem-estar das crianças e se trabalhem de forma explícita e sistemática estas competências.
 
Como é que a família pode fazer parte deste processo de crescimento?  

O sucesso na vida (pessoal e profissional) vai muito além do sucesso académico. A valorização, por parte da família, da promoção das competências sócio emocionais é crucial para alcançar esse sucesso. Nesse sentido, todos juntos, pais, educadores e auxiliares, podemos contribuir para que as nossas crianças cresçam mais felizes e saudáveis!

O que foi desenvolvido na sessão de hoje?

Exploramos e identificamos juntos as emoções de Alegria, Tristeza, Raiva, Medo, Surpresa e Nojo conversando um bocadinho sobre cada uma delas.


Na Sala Laranja e em conjunto com a Educadora, Auxiliar e Crianças foi construído um Cantinho da Calma e foram exemplificadas diversas medidas que permitem relaxar as crianças em momentos de instabilidade emocional (stress, irritação, agitação motora) e falta de concentração.
Uma delas foi a construção do pote da calma inspirado no Método Montessori e que funciona como uma ferramenta para chamar a atenção da criança e assim desviar o foco atencional da situação que lhe está a causar instabilidade emocional.


Em alternativa aos castigos e ao cantinho do Pensamento, desafiamos os pais a adotarem ferramentas parentais não punitivas ai por casa.



 Imagem 1: Ilustração dos Pensamentos Bons e Maus com as nossas auiliares Nuvens Sad e Happy, a minha expressão a ilustrar tristeza :)



 Imagem 2: Todos com muita atenção :)


                                           Imagem 3: Preparação do nosso pote da Calma



                                         Imagem 4: Potes da Calma (para levar para casa)


 Imagem 5: Construção do nosso Kit da Calma (Emoções, Pensamentos, Pote da Calma, Bola Sensorial, Moinho de Vento e Livros escolhidos pelos mais pequenos.


Imagem 6: Cantinho da Calma pronto na Sala Laranja


Se quiserem obter mais informações sobre estas sessões, enviem email para : psicologareginaborges@gmail.com  , terei muito gosto em me deslocar à vossa instituição para juntos trabalharmos as emoções.




Sem comentários:

Enviar um comentário