terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Vamos falar de Emoções?

Durante os meses de Novembro e Dezembro fui convidada mais a colega Joana Candeias ( Site e Facebook )  a dinamizar workshops de competências emocionais para os mais pequenos nos CAF (Componente de Apoio à Família) da escola António Augusto Louro.

Tivemos em conta as características dos espaços e a faixa etária dos intervenientes, para dinamizar as diferentes sessões.

O primeiro workshop realizou-se a 9 de Novembro de 2017, no CAF 2º Ciclo , com meninos na faixa etária dos 10 aos 12 anos de idade. Como ponto de partida os meninos visionaram o filme Divertidamente (Inside Out) em seguida explorámos com a ajuda dos alunos cada emoção representada no filme (Alegria, Tristeza, Raiva, Medo, Nojo) falando ainda sobre a importância dos amigos imaginários(com a ajuda da personagem BingBoing).

Filme


Conversa aberta


Jogámos em conjunto um jogo com as personagens do filme e com pequenos desafios relacionados com as emoções representadas pelas personagens.

Jogo de tabuleiro



   No segundo workshop realizado a 23 de Novembro de 2017, estivemos no CAF de Paio Pires , com meninos na faixa etária dos 4 aos 7 anos de idade. Como ponto de partida usámos a história "De que Cor é um Beijinho?". Depois de contarmos a história da Mónica com a ajuda de um boneco, questionamos os meninos com a pergunta " De que cor é um Beijinho?", como actividade cada um dos meninos ou meninas coloriu beijinhos e coração com as cores que mais gostavam, ou que para eles se adequava a um beijinho.

Hora da história

A pintar e recortar

História e beijinhos e corações dos meninos


     
       No workshop seguinte, realizado no CAF  de Casal do Marco em Dezembro, regressámos à história "De que Cor é um Beijinho?", desta vez usámos  fantoches com a expressão de várias emoções que fomos usando para ilustrar as emoções vivenciadas e descritas pela personagem principal da história a Mónica.

Fantoches criados por nós


Reconhecimento de expressões faciais














No final da atividade  meninas e meninos, foram convidados a escolher a emoção que sentiam  a maior parte do seu tempo, pintaram-na e depois fizeram o seu próprio fantoche.


fantoches









   No ultimo Workshop, desta vez na CAF Louro e após a leitura da história "De que Cor é um Beijinho?" os meninos pintaram a expressão de uma das emoções abordadas, neste caso a emoção trabalhada foi a da raiva. Há medida que terminavam a pintura foram fazendo em conjunto com as Psicólogas e monitoras o seu Pote da Calma.



Algumas fotos da sessão


O Calming Jar” ou “Pote da Calma” é utilizado para relaxar as crianças em momentos de agitação, Stress, desconcentração, irritação, raiva. Trata-se de um pote cheio de líquido e glitter que, ao ser agitado, funciona como ferramenta para chamar a atenção das crianças, fazendo com que estas fixem a concentração nas purpurinas, consigam respirar fundo e assim se acalmar . O exercício feito com as crianças foi esse mesmo contar até três virar a garrafinha ao contrário e até às purpurinas pararem de mexer inspirar e soltar o ar,  aprendendo assim a respirar.


Para mais questões ou informações: psicologareginaborges@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário