Amamentar o seu filho é algo maravilhoso, contudo a parte psicológica também pode interferir e de que forma? Vejamos quando estamos grávidas e logo após sermos mães existe partilha de informação entre amigos e familiares, contudo, nem sempre esta partilha é positiva.
Nem todas as mulheres são iguais e se para umas a amamentação no inicio pode ter sido dolorosa (e isto pode dever-se em grande parte a uma pega incorrecta do bebé) para outras a experiência foi maravilhosa.
Alguns familiares podem não ser totalmente a favor da amamentação (ou existir falta de informação a este respeito) e podem estar constantemente a dizer à recém mamã: “Está a chorar é porque tem fome” ou “ o teu leite é fraco” todas estas frases e também a pressão imposta pelas pesagens da criança, podem fazer com que os níveis de ansiedade e stress da recém mamã disparem.
De que forma, podemos reduzir estes níveis?
Primeiro deve se questionar sobre o que a deixa feliz, o que é que eu quero para mim e para o meu filho!
Segundo lugar deve filtrar a informação ou fazer “ouvidos moucos” para certos comentários, isto é, deve confiar em si e nas suas capacidades enquanto mãe e desvalorizar comentários negativos.
Se deseja amamentar, acredite que vai conseguir.
Todas as mulheres conseguem amamentar e produzir a quantidade de leite necessária para satisfazer os seus filhos.
Em terceiro lugar, procure sempre um lugar calmo para dar de mamar e viva o momento, viva as emoções na sua plenitude, desfrute de cada olhar trocado com o seu filho.
Deixe igualmente as preocupações com a casa, roupas e afins.. para depois. Este momento é seu e dele.
Se estiver tranquila, tudo será natural.
Por vezes as noites sem dormir, os comentários das pessoas e a ansiedade não conspiram a seu favor.. mas lembre-se você enquanto mãe é que sabe o que é melhor para o seu filho. Desfrute da maternidade e da amamentação ao máximo.
Imagem retirada da Internet, créditos ao seu autor
Sem comentários:
Enviar um comentário