segunda-feira, 9 de maio de 2016

Envelhecimento Activo- Praticar ou Não Exercício?

A partir do momento em que um jovem idoso se reforma aos 65 anos, existe o surgimento de um vazio interno, primeiro porque é o "parar" com a sua profissão e porque paralelamente existe a crença de que aos 65 anos se é "velho" demais para fazer determinadas actividades.
No meu ponto de vista, tal visão é errada, pelo contrário tem é de procurar actividades que lhe permitam alcançar um bem estar emocional, de forma, a combater este sentimento de vazio interno, o exercício será um deles!
A partir dos 65 anos é importante que defina estilos de vida saudáveis, quer a nível alimentar quer a nível de exercício, de forma a prolongar a esperança média de vida e isto sim é o que chamo de envelhecimento activo.
É natural que com o passar dos anos, vá sentido uma quebra a nível físico, para tal é importante integrar na sua rotina diária o exercício físico pois este trará benefícios quer na sua saúde mental quer na fisiológica.
Opte por actividades de grupo de forma a "fugir" à monotonia, estas são óptimas para fazer novas amizades e existir uma partilha de experiências de vida.
Um idoso que se mantenha activo terá menos propensão para quedas e lesões o que permitira manter a sua mobilidade e independência.
Portanto, retenha que nunca é tarde para mudarmos certos hábitos que vamos adquirindo ao longo da vida. 
Comece por fazer caminhadas e mais tarde quando tiver uma maior resistência escolha então uma actividade de grupo que queira experimentar. 
Tem diversas opções como yoga, Pilates, Ginástica, Aeróbica de baixo impacto/bicicleta, Alongamentos entre outros.

E Lembre-se que os benefícios da prática de exercício, são:
1) Autonomia e bem-estar;
2) Aumento de massa muscular e óssea;
3) Redução adiposa;
4) Melhoria das capacidades funcionais;
5) Bem-estar físico e psicológico;
6) Estimula aspectos cognitivos (atenção, memoria e percepção);
7) Redução de doenças

  Foto retirada da internet-  créditos ao seu autor

Sem comentários:

Enviar um comentário