1 em cada 3 crianças apresenta excesso de peso de acordo com dados da associação portuguesa de obesidade infantil. É um dever de todos promover e incentivar hábitos alimentares e físicos nas nossas crianças.
Sabe quais as consequências psicológicas e sociais que uma criança com excesso de peso pode vir a enfrentar?
1) Podem estar mais susceptíveis a serem vitimas de bullying devido à sua condição física.
2) Baixa auto-estima e insegurança
3) Sentimentos de tristeza, depressão ou outras perturbações alimentares
4) Pode ainda existir uma quebra no seu desempenho escolar,
5) Tendência a se isolarem mais e evitarem certas situações sociais onde o seu desempenho físico seja posto à prova.
E como pode ajudar?
Desenvolvendo bons hábitos alimentares com o recurso de uma nutricionista (crie pratos coloridos para o seu filho..a imaginação não têm limites), encare isto como uma mudança a implementar em família para que seja mais fácil a criança se adaptar.
Procure apoio psicológico para o seu filho(a) aprender a lidar com os pensamentos e sentimentos que têm inerentes ao peso.
Promova hábitos físicos.. não culpe as consolas e os video jogos...eles podem jogar mas com tempo limitado, promova brincadeiras ao ar livrem, aproveite os fins de semana para andar de bicicleta.
É de pequenino que se "torce" o pepino.. são pequenas mudanças que feitas pouco a pouco não custam nada :)
Como mãe vejo diariamente que muitos pais oferecem lembranças quando os seus filhos fazem anos, oferecendo as tradicionais gomas, rebuçados etc... porque desde sempre que a um comportamento positivo ou algo bom é associado uma recompensa Doce.
Errado! Cada comportamento positivo pode ser recompensado de mil e uma formas que não o Doce (a guloseima).
Veja este exemplo, ofereça livros em miniatura, existem mais alternativas que pode fazer (ex. mini livros de colorir) e outras que pode comprar a bom preço é uma questão de mudarmos mentalidades.
Juntos conseguimos!
Sem comentários:
Enviar um comentário