terça-feira, 5 de abril de 2016

Dica Parental: O Desenho




O desenho é de extrema importância em psicologia, pois é através dele que a criança, indica a natureza do seu perfil, do seu pensamento e a sua resolução de problemas com o outro. Através do conjunto de traços elaborados no desenho é possível determinar a intenção da representação de um objecto real, quer a semelhança procurada seja ou não obtida.


Assim é comum o psicólogo(a) pedir às crianças mais pequenas para elaborarem por exemplo um desenho da sua família.

Na interpretação e conteúdo do mesmo são tidos em conta vários aspectos fundamentais, tais como, a valorização dada pela criança a cada membro , como personagem principal, ou por outro lado, a desvalorização das personagens(o que nos dá conta das suas relações familiares), a distância entre figuras e a presença de representações simbólicas, se o mesmo se coloca a si próprio em primeiro lugar (revelando um egocentrismo) ou se pelo contrário nem se representa no desenho significando um sentimento de exclusão, ausência de afecto ou problemas de rejeição por parte da família.


 Através do desenho, a criança também explora e desenvolve a sua imaginação e criatividade, quantos de nós na infância não tivemos um "amigo imaginário".

Deparei-me com uma página  no facebook que cria aquilo que os seus filhos imaginam, gostei imenso do conceito e resolvi partilhar de forma a divulgar esta excelente iniciativa
Apresento-vos a desenharpróboneco:https://www.facebook.com/desenharproboneco/?fref=ts

Sem comentários:

Enviar um comentário