domingo, 10 de abril de 2016

Depressão Pós Parto




Todos nós sabemos que por mais que o bebé tenha sido desejado e  tenha planeado ao máximo como ia fazer as coisas, como ia gerir as visitas da família, entre outros aspectos inerentes a ter um recém nascido em casa , por vezes as coisas fogem um pouco do seu controlo.



Por vezes o pós parto é acompanhado por alguns sintomas de depressão, tais como:

-Falta de interesse no bebé e em si própria;
- Falta de energia e motivação;
-Sentimentos negativos para com o bebé e posteriormente sentimentos de Culpa;
-Alterações no apetite e no peso bem como no sono

Se reconhece estes sentimentos/sintomas em si, procure ajuda. 
Se tiver com Depressão Pós-Parto o melhor a fazer é cuidar de si própria, ou seja do seu bem estar físico e emocional.

Sabia que o papel do seu marido também é fundamental?Pequenas alterações no vosso ambiente podem ajudar,tais como:

-Tente descansar...quando o bebé dorme tire também uma sesta (o resto das coisas em casa poderão ser feitas noutra altura)..Nestes primeiros dias e até meses é essencial que durma. E o seu marido ou outros familiares poderão ajudar nas restantes tarefas enquanto você descansa!

-Tenha tempo para relaxar, cuidar de si..por vezes um simples banho de espuma, uma ida ao cabeleireiro fazem milagres na sua auto-estima!

- Apanhe sol, sabia que a luz solar eleva o nosso estado de humor através da produção de serotonina? Por isso aproveite o sol e dê uma voltinha com o seu bebé.

-Tente alimentar-se de forma saudável, pois o que come também vai ter impacto no seu humor, bem como na qualidade do seu leite materno.

-Não tenha receio de pedir ajuda! Ninguém é a super Mulher e todos nós necessitamos de ajuda em determinado momento da nossa vida. Não se afaste dos seus amigos e familiares, pelo contrário expresse os seus sentimentos..Vai ver como se sentirá melhor em desabafar..até mesmo com outras mães que já passaram por aquilo que você está a passar.

Sem comentários:

Enviar um comentário