sexta-feira, 15 de junho de 2018

Casa de Madeira - Material de Intervenção


Hoje vamos falar sobre casas de bonecas como material de intervenção em psicologia e não só, ficaram curiosos?

Recentemente adquiri uma casa de madeira da marca Lidl Portugal (mas existem várias à venda no mercado) para mim foi importante ter de base as seguintes divisórias:

Cozinha,
Sala;
WC;
Quarto dos Pais;
Quarto das Crianças




Para além das divisórias adquiri também uma família completa: Pais, Filhos, 1 Bebé e Avós, estes podem integrar por exemplo a mala ludo (mala de recursos terapêuticos de psicologia infantil); por sua vez a casa por não ser de fácil transporte, acaba por estar fixa em gabinete.



Através da brincadeira com a casa de madeira, conseguimos perceber as dinâmicas familiares, uma vez que a criança tende a projectar nos bonecos aquilo que sente e a angustia, permitindo assim ao psicólogo aceder a conteúdos mais internos. 


Permite ainda à criança experimentar e compreender os diferentes papéis familiares, de género e sociais.

Em terapia da fala, por exemplo consegue-se trabalhar a compreensão e expressão da linguagem, por exemplo, construir-se uma história de forma a trabalhar a construção de frases ou pedir para a criança ir nomeando objetos, de forma a trabalhar os sons.

Em casa, permite a criança explorar o que observa do mundo dos adultos, permite brincar de mãe, de  irmã mais velha, tal como de pai, irmão, avós etc.. (Os diferentes papéis como referi em cima)..

Este é um brinquedo para TODOS, não existem brinquedos de “menina” ou de “menino”; por isso se for pai ou mãe de um rapaz e este quiser brincar ou ter muito uma casa de madeira, porque não? 
Os brinquedos não têm género! Vamos todos combater o preconceito e brincar às casinhas? 

As meninas podem ser excelentes pilotos de corridas ou astronautas  e os rapazes também podem ser excelentes cozinheiros e cabeleireiros, deixem-nos experimentar e fazer de conta!

2 comentários:

  1. Usamos uma parecida na terapia da fala, a miúda adora, a terapeuta pede para ela pôr os diferentes bonecos nas várias partes da casa! Fui ver preços ia-me cainda qualquer coisa porque Jesus!!!! Acabei por comprar a do Pinypon
    Não acredito em géneros de brinquedos e nem posso, ela adora jogar à bola, e brincar com carrinhos.

    ResponderEliminar
  2. Isso é mesmo um trabalho complexo e interessante. Obrigada pela partilha ;)

    ResponderEliminar