segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Qual a importância das lendas urbanas no Universo Infantil?



Acreditar no pai natal, no coelho da páscoa em super heróis e na fada dos dentes ajuda a criança a compreender o mundo. 
Desde cedo que incentivo os meus filhos a viajar pelo mundo da fantasia, dos sonhos e do inimaginável… Cá por casa acreditamos no Pai Natal, no Coelho da Páscoa e na Fada dos Dentes. 

Apesar de ainda não lhe ter caído nenhum dentinho a minha mais velha já anda super entusiasmada com a ideia da fada dos dentes, diz que a fada é cheirosa (porque tem um perfume especial) e que tem duas asas grandes que quando batem largam pós de pirlimpimpim. Viva à imaginação! 

Muitos são os pais que se questionam se é saudável deixar os seus filhos acreditar em tais fantasias ou se é melhor trazê-los à realidade? Estimular a imaginação da criança não é tirar a criança da realidade, pelo contrário, o contato com o mundo imaginário, além deste encantamento, permite que a criança amplie o seu repertório acerca do mundo e o enriqueça. Através dos sonhos e da fantasia, a criança pensa, questiona, experimenta e expressa o que sente…resolve conflitos internos e externos, recria, imita, faz-de-conta, tenta e volta a tentar, acreditando que não há limites para sonhar! 

Mais cedo ou mais tarde, os pequenos acabam por descobrir que as personagens que tanto gostam não existem. Algo que suscita nova questão: Existe então uma hora certa para acabar com esta fantasia e inocência? A meu ver o desmascarar de forma nua e crua pode ser agressivo para a mente imatura dos pequenotes. Acredito que a descoberta de forma natural é muito mais saudável, quer seja na escola com os amigos ou não. Fantasiar nunca pode ser visto como enganar (o seu filho), pelo contrario é usar uma forma de comunicação mais simples para explicar certos processos aos mais novos.

E ai por casa?Como é?

 Para mais questões ou informações: psicologareginaborges@gmail.com


Sem comentários:

Enviar um comentário