domingo, 15 de outubro de 2017

Luto

O processo de luto nos seres humanos é acompanhado por um conjunto de sentimentos: tristeza, raiva,culpa,ansiedade, choque entre outros, que acabam por se reflectir fisicamente como o nó da garganta, a falta de ar e de energia e o aperto no peito.

No processo de luto a pessoa passa por diferentes fases, das quais destaco:

Negação (choque) - A primeira reacção de quem perde um ente querido é a negação, a dor é tão grande que não queremos acreditar que não vamos mais ver aquela pessoa e conversar com ela . Nesse momento, a pessoa acaba por ter um forte desejo de contar e recontar o que aconteceu.

Raiva- Nesta fase a raiva pode ser dirigida a nós próprios ou a terceiros. A pessoa pode ter raiva de não ter feito as coisas de outra forma, ter raiva de Deus (para quem é crente) tendo pensamentos de "porquê a mim?" ou culpar e dirigir a raiva para as pessoas ao seu redor, por exemplo: "O Médico não diagnosticou a doença a tempo".

Negociação- No caso da morte de um ente-querido é quando pensamos que poderíamos ter agido antes, por exemplo ter prestado mais atenção. Quando fazemos isso, criamos na nossa mente um cenário mágico, onde essa pessoa ainda estaria connosco. É quase uma tentativa de voltar atrás no tempo e a vida voltar a ser o que era.

Depressão - É uma fase mais profunda do processo de luto, onde sentimos muita tristeza, pois tomamos consciência de que não mais vamos ver aquela pessoa. É natural que nesta fase a pessoa sinta-se desconectada dos outros, possa ficar mais silenciosa bem como ter alterações de apetite ou de sono.

Aceitação- Por fim e após vivermos momentos difíceis eis que surge a aceitação, esta é a fase em que se aceita a perda da pessoa em paz e de forma serena. Nesta fase o "vazio" deixado pela perda é preenchido com memórias e lembranças da pessoa que partiu. Não quer dizer que não se sinta mais triste, mas sim que os momentos de tristeza acabam por não ser tão acentuados .

E de que forma pode ajudar quem está a passar por uma perda?

ESCUTE o outro com bastante atenção;

FALE com a pessoa abertamente sobre a perda;

DÊ ESPAÇO para que a pessoa possa expressar os seus sentimentos;

SEJA PACIENTE e não force a pessoa para se "sentir melhor"respeite o seu ritmo;

PERGUNTE como a pode ajudar;

PARTILHE com a pessoa boas memórias sobre a pessoa que faleceu

ENCORAJE a pessoa a procurar ajuda especializada, caso não consiga lidar com a perda.



Sem comentários:

Enviar um comentário