quarta-feira, 20 de setembro de 2017

“Geração Touch” – O mundo na ponta dos dedos

Hoje em dia as crianças nascem e já sabem mexer em tablets, telemóveis e afins, contudo existem razões que nos levam a acreditar que os benefícios proporcionados pela exposição precoce a novas tecnologias é em grande escala, ultrapassado pelos prejuízos que trazem ao desenvolvimento infantil.

Assim muitos pais se questionam se devem reduzir ou não o tempo de exposição dos seus filhos limitando o uso destes dispositivos.

Sabia que a exposição excessiva à televisão está associada a problemas de obesidade, distúrbios do sono, comportamentos agressivos, impulsivos e hiperactividade?

E ainda afecta a imaginação das crianças, prejudicando o pensamento criativo, capacidade de concentração e o interesse pela realidade, isto é, pelo meio que a rodeia.

Num estudo do Scientific Reports (2017) foi testada a relação entre o uso de dispositivos touch e o impacto no sono em crianças de 6 e 36 meses, concluindo que existe uma relação significativa entre o tempo de uso destes aparelhos e o impacto e prejuízo no tempo (horas de sono) e qualidade do sono.

No que diz respeito à obesidade um estudo da Academia Americana de Pediatria (AAP) em 2016 comprova que a incidência de excesso de peso é 5 vezes maior em adolescentes que assistem a mais de 5 horas por dia de televisão.
Por mais jogos educativos que veja no mercado para o seu filho prefira os tradicionais invés dos disponíveis para computador.

Crianças menores de 2 anos ou com os 2 anos já feitos, não devem passar muito tempo de tablet na mão. Nesta fase ainda estão a desenvolver as suas capacidades motoras, cognitivas bem como a linguagem, portanto é importante que passem por experiências reais e que interajam socialmente com o seu grupo de pares.
Sei que hoje em dia não é fácil, pois desde cedo que as crianças vêm os seus pais, restantes familiares e educadores de telemóvel em punho e é natural que queiram imitar o nosso comportamento. 

Mas lembre-se que é uma criança, lembra-se de como era quando você tinha aquela idade?

Nós, não tínhamos telemóveis, tablets e afins e éramos felizes...porque tínhamos algo bem mais importante que estas gadgets

PENSAMENTO CRIATIVO ou imaginação para pegar numa caixa de cartão e fazer dela um avião, de pegar em blocos de madeira e construir um castelo.

Faça um compromisso e a partir do dia de hoje, mal chegue a casa coloque o telemóvel de parte.

Esteja atento, brinque com o seu filho, saltem, cantem..sejam felizes e sem recursos a gadgets.


Sem comentários:

Enviar um comentário