sábado, 27 de maio de 2017

Construção da identidade

A adolescência é uma fase muito importante no processo de consolidação da identidade pessoal, psicossocial e sexual. Para Erikson, o sentimento de identidade é o sentimento intrínseco de ser o mesmo ao longo da vida, atravessando mudanças pessoais e ocorrências diversas, os adolescentes poderão experimentar uma série de identidades. Na sua busca por respostas, procuram a experiência em diferentes papéis e através de uma variedade de relações. 

Tratando-se de uma auto - exploração através da experimentação.
Contudo pode existir uma problemática identitária, isto é , se estes não conseguem clarificar e dar corpo a sua identidade pessoal é provável que venham a ser afectados pela depressão e até pelo desespero.
Cada um de nos constrói o seu “eu” através de “outros significativos”, as interacções relacionais reais e as fantasiadas. Assim a identidade constrói-se através de experiências vividas num subtil jogo de identificações.
Se na infância os nossos modelos identificatórios são os pais, na adolescência passam a ser os jovens da mesma idade (o grupo de amigos).
Sendo que a construção da identidade passa por um processo de identificação e por um processo de diferenciação. Os heróis têm no processo de identificação de alguns adolescentes um papel relevante oferecendo imagens poderosas cultivadas colectivamente e no processo de diferenciação podemos ter aqui associados alguns actos de rebeldia..no fundo estes querem se diferenciar dos seus pais.
O desenvolvimento da identidade nem sempre se processa de forma suave, por isso é importante a presença dos pais, estes muitas vezes terão de saber ouvir com paciência e tolerância o adolescente, sem querer imediatamente impor o seu ponto de vista.

A título de curiosidade, deixo os estádios do autor Erikson a este respeito de construção de identidade:

 1ª Idade: Confiança versus Desconfiança (0 – 18 meses)
A criança é substancialmente dependente das pessoas que cuidam dela, em que a natureza da relação família/ criança é a base para a construção da criança.

 2ª Idade: Autonomia versus Duvida e Vergonha (18 meses – 3 anos)
A criança aprende a anda, falar, movimentar-se para conhecer o mundo que a rodeia e assim tornar-se um pouco mais independente.

 3ª Idade: Iniciativa versus Culpa (3 – 6 anos)
Durante este período a criança passa a perceber as diferenças sexuais, os papéis desempenhados por mulheres e homens na sua cultura; ser menino e ser menina (novas descobertas)

 4ª Idade: Industria/ Mestria (competência) versus Inferioridade (6 – 12 anos)
Com a entrada da criança na escola esta exigirá maior socialização, trabalho em conjunto, cooperação por parte do indivíduo para se integrar no grupo social

 5ª Idade: Identidade versus Difusão/ Confusão (12 – 18/20 anos)
Busca do eu, de orientações e escolhas profissionais; reflexão sobre a atitude do indivíduo para com os outros e especificamente para o sexo oposto

 6ª Idade: Intimidade versus Isolamento (18/20 – 30 e tal anos)
Descoberta do outro; relações estáveis ou isolamento. O tipo de relação que teve com os pais reflecte-se nas relações futuras.

 7ª Idade: Generatividade versus Estagnação (30 e tal – 60 e tal anos)
Dedicação a sociedade à sua volta e realização de valiosas contribuições, ou grande preocupação com o conforto físico e material. 

 8ª Idade: Integridade versus Desespero (depois dos 65 anos)
Nesta fase é feito o balanço de todos os estágios anteriores e dos seus ganhos e perdas.


Imagem retirada da Internet, créditos ao seu autor



Sem comentários:

Enviar um comentário