Sem dúvida um tema bastante actual e que suscita bastantes dúvidas nas mães..
Será que o meu filho come a quantidade suficiente? Será que ingere os nutrientes adequados?
Os recém nascidos segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) devem ser alimentados de forma exclusiva até aos 6 meses através de leite materno, pelos inúmeros benefícios que o leite materno traz, tais como: protecção imunológica do bebé; redução da probabilidade de infecções respiratórias; aumento da resistência contra otites, diarreias etc.. e também por reforçar o elo de vinculação com a mãe o que lhe permite sentir-se mais tranquilo e seguro.
Posteriormente (a partir dos 6 meses) inicia-se a introdução alimentar e complementar ao leite materno está deve ser feita de forma gradual e tranquila para que não aja pressas o que permitirá ao bebé adaptar-se às novas texturas, sabores etc..
Nesta introdução alimentar deverá seguir as indicações fornecidas pelo pediatra que acompanha o seu filho respeitando sempre o timing das mesmas, de forma a efectuar um eventual despiste de alergias alimentares.
O que é espectável é que por volta dos 12 meses o seu filho já faça a chamada alimentação da família e que o acompanhe nas refeições, tendo uma ou outra limitação.
Há medida que as crianças crescem vão se tornando casa vez mais selectivas, isto é por volta dos 3 / 4 anos de idade é natural que estas reduzam a quantidade que ingerem..até porque acabam por querer apenas e somente comer os alimentos que gostam em detrimento dos outros.
Não faça uma guerra na hora da refeição se o seu filho não almoça bem, não force, porque na refeição seguinte ele compensará e irá comer.
O que é importante é que você enquanto pai seja um modelo a seguir desde cedo, pois crianças que crescem tendo à sua disposição alimentos saudáveis, de forma natural irão optar por comer estes num futuro próximo.
Um conselho que dou é que efectivamente na sua despensa e frigorífico tenha ao alcance do seu filho alimentos saudáveis para que este quando sente fome os procure.
Igualmente deve trabalhar desde cedo com o seu filho o conceito de alimentação saudável e de composição de um prato saudável.
Se não conseguiram perceber ou retirar informação sobre o livro lúdico que mostrei sobre alimentação infantil, deixo-vos aqui mais informação.. este livro é da Editora Coisas de Ler e chama-se "Ora Parte um Prato" e vincula um aconselhamento nutricional adequado para a faixa etária dos 4 aos 6 anos de idade abordando alguns dos conceitos mencionados.
O livro não é recente, mas sem dúvida é algo inédito no mercado Português, pois de forma lúdica aborda questões de como se compõe um prato saudável; quantas refeições deve a criança fazer ao longo do dia e ainda uma roda dos alimentos interactiva, ementas para pais e
Filhos e informação para Pais e Educadores da equipa de profissionais
que são os autores da obra.
Portanto aconselho a todos a adquirir este exemplar e a começarem a trabalhar esta temática com os vossos filhos.
Igualmente no Vídeo citei um Pediatra Espanhol, peço desculpa pelo meu lapso, pois referi António González (não sei onde fui buscar o António) mas sim o nome correto é Carlos González que têm imensa bibliografia sobre a questão da fome e do não obrigar a criança a fazer as refeições devido à porção do seu estômago.
Como prometido, deixo igualmente aqui a referência de alguns livros deste autor que gosto muito :
Mi Niño no me Come
My Child Won´t eat
Sem comentários:
Enviar um comentário