Estimular uma criança a fazer as suas próprias escolhas é diferente de deixá-la mandar.
Muitos pais tem dúvidas de como tornarem os seus filhos autónomos e mesmo assim manter alguns limites.
Quando me refiro em terem autonomia e a trabalharem a mesma, refiro-me a coisas simples, pode ir incentivando num primeiro momento o arrumar dos brinquedos, seguindo-se para tarefas mais complexas à medida que o seu filho vai crescendo como por exemplo: fazer a cama, escovar os dentes, arrumar a mochila etc.
Veja o que o seu filho consegue fazer e dê lhe liberdade para ser ele a fazer. A palavra de ordem é atenção, atenção às necessidades e sentimentos do seu filho(a). Se o fizer conseguirá perceber quando o próprio se sente preparado para ter mais autonomia.
Normalmente aconselho os pais a fazerem uma espécie de tabela ou quadro de incentivos, com os dias de semana e as actividades de forma a que a criança consiga ela própria ir preenchendo se as "fez" ou "não fez". Estes quadros ajudam as crianças a terem presentes os objectivos a cumprir, de forma a que os interiorizem e sintam que quando são cumpridos são valorizados por isso. Para além das crianças perceberem a sua rotina, auxilia na introdução de tarefas na sua vida diária o que permite à criança sentir-se mais preparada para o dia de amanhã.
Deixo uma tabela como exemplo e também uns smiles (carinhas), a ideia é afixarem este género de tabela no frigorífico e deixar que o seu filho vá colar e pintar uma "carinha feliz" quando cumpre a tarefa ou uma "carinha triste" se não cumpriu a tarefa. Se quiser até pode acordar com o seu filho no final da semana se tiver (x) número de "carinhas feliz" ganha (x ) de recompensa.
Sem comentários:
Enviar um comentário