Esta
é uma pergunta que muitos pais se colocam, no entanto existem algumas
condições, principalmente para aqueles cujos filhos fazem os seis anos de idade
após o 15 de setembro.
Se
formos analisar o que diz a Legislação Portuguesa, temos o seguinte:
“A matrícula no 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico é
obrigatória para as crianças que completem 6 anos de idade até 15 de
setembro.
As crianças que completem os 6 anos de idade entre 16 de
setembro e 31 de dezembro podem ingressar no 1.º ciclo do ensino básico se
tal for requerido
pelo encarregado de educação, dependendo a sua aceitação definitiva da
existência de vaga nas turmas já constituídas (..)” [Despacho n.º
5048-B/2013].
Na teoria, o que isto significa é que todos os alunos que façam
anos depois de 15 de setembro são os chamados “condicionais”. Só
entram para o 1º ciclo em situações de exceção (como por exemplo a escola ter
vagas). Contudo na prática, o que acontece na realidade é que todos os alunos que
façam anos até ao dia 31 de dezembro, normalmente entram, salvo raras exceções.
Muitos são os papás que ao ter isto em conta colocam a questão,
será que o meu filho está preparado?
Não existe uma resposta universal e homogénea a esta questão, no
entanto é importante que as crianças não saltem etapas no seu desenvolvimento e
que só entrem na escola, quando estão preparadas para tal.
Se o filho de A. entrou na
escola e correu tudo bem, não quer dizer que o filho de B. seja igual…. As crianças
diferem umas das outras em termos de personalidade e mais importante de
maturidade emocional.
Existem inúmeros estudos que demonstram, que o ideal é que as
crianças entrem já com os seis anos feitos. Como curiosidade sabiam que nos
países nórdicos, a entrada no 1º ciclo acontece só aos sete anos?
Um estudo publicado
pelos investigadores Thomas S. Dee e Hans Henrik Sievertsen, da Universidade de
Stanford, (2015) chegou à conclusão que as crianças dinamarquesas que
entram um ano mais tarde para o primeiro ciclo revelam menores índices de
desconcentração e hiperatividade e, consequentemente, denunciam um maior autocontrolo.
Então é importante desmistificar se os alunos condicionais atrasam
ou ganham?
Na minha opinião não atrasam…eles não chumbam, nada perdem,
lembrem-se disso. Apenas ganham, mais um ano para crescer e ganhar maturidade
emocional.
A decisão da criança ficar mais um ano no pré-escolar, cabe sempre
aos pais, no entanto não tomem esta decisão sozinhos, questionem a educadora do
vosso filho e tenham em conta os seguintes aspetos:
- Concentração e Atenção;
- Maturidade cognitiva, social e emocional;
-Linguagem e Consciência Fonológica;
-Psicomotricidade;
Existe uma pressão por parte da sociedade para que as crianças “Vão
para a escola dos crescidos” e uma grande desvalorização, quando dizemos que as
crianças de cinco anos “Estão só a Brincar”.
São crianças e devem brincar, pois a brincar também se aprende. É
a brincar com legos, plasticinas, ler histórias, fazer construções entre tantas
outras coisas, que a criança está a estruturar o seu cérebro e a adquirir
competências que lhe vão permitir ter sucesso aquando da entrada no 1º ano.
No fundo, trata-se de evitar que crianças de cinco anos sejam
obrigadas a crescer e acompanhar crianças mais velhas nos mesmos desafios que a
escola assim impõe.
Respeite o ritmo e as necessidades do seu filho, evite
comparações.
O seu filho(a) é único e especial!
O tempo da criança deve ser respeitado em todos os campos. Só assim teremos menos adultos frustrados.
ResponderEliminarRealmente hoje em dia há uma urgência em fazer os filhos crescer em tudo o que seja material, e inútil e esquecemo-nos de lhes dar estabilidade e suporte emocional. Tudo tem o seu tempo e o seu momento.
ResponderEliminarIsso são informações preciosas para os pais. Há de facto muita pressão social e emocional para estar sempre um passo à frente dos colegas e pensasse que quanto mais cedo melhor para estar mais adiantado. Mas ja percebi com este texto que não é bem assim.
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